Se você já aplicou o protetor solar direitinho e, mesmo assim, viu ele esfarelar no rosto, saiba que o problema pode não estar no produto mas sim em alguns hábitos simples da sua rotina.
É comum culpar a fórmula, mas em muitos casos, o erro está em como aplicamos o protetor ou no que usamos antes dele. E quando ele esfarela, não só o acabamento da maquiagem é prejudicado, como também a própria proteção solar fica comprometida.
Veja a seguir os 5 erros mais comuns que fazem seu protetor solar esfarelar e aprenda como evitá-los com dicas simples e eficazes.
1. Misturar produtos com texturas incompatíveis
Você usa um sérum siliconado, depois um hidratante em gel, e logo em seguida um protetor com toque seco? A chance de esfarelar é altíssima.
Esse erro acontece quando usamos muitos produtos com texturas diferentes (óleo, gel, creme, mousse, etc.) sem dar tempo para que cada um seja absorvido. O resultado é que um “empurra” o outro para fora da pele, causando os farelos.
Como corrigir:
Reduza o número de camadas e prefira usar texturas semelhantes (ex: hidratante em gel com protetor em gel). Além disso, aguarde ao menos 1 a 3 minutos entre cada produto.
2. Aplicar o protetor solar com muita força ou fricção
Muita gente acredita que esfregar bem o protetor solar vai ajudar na absorção, mas isso pode fazer exatamente o contrário: quebrar a fórmula e formar bolinhas que esfarelam ao toque.
Como corrigir:
Aplique o protetor com movimentos suaves e pressionando levemente com as pontas dos dedos. Evite movimentos circulares agressivos ou “esfregar” como se fosse um creme corporal.
3. Não esperar o hidratante secar
Esse é um dos erros mais comuns: aplicar o protetor logo depois do hidratante, enquanto a pele ainda está úmida. A sobreposição de produtos molhados impede a fixação correta, criando aquela textura grudenta que descola em forma de farelos.
Como corrigir:
Depois do hidratante, aguarde a pele absorver totalmente o produto antes de passar o protetor solar. Isso ajuda a criar uma superfície estável e evita o descolamento.
4. Usar quantidade excessiva de produto
Mais protetor não significa mais proteção se a pele não conseguir absorver. O excesso de produto cria uma camada grossa, difícil de espalhar, que tende a sair ao menor atrito — especialmente se vier acompanhada de maquiagem depois.
Como corrigir:
Use a quantidade ideal: aproximadamente dois dedos cheios para o rosto e pescoço, espalhando em partes (testa, bochechas, nariz e queixo) e com delicadeza.
5. Reaplicar em cima de produtos acumulados
Você aplicou base, corretivo, blush… e depois tenta reaplicar o protetor solar por cima, usando os dedos. O resultado? Uma bagunça de farelos e a maquiagem toda comprometida.
Como corrigir:
Se estiver com maquiagem, use protetores solares em pó ou em spray, que são ideais para reaplicação ao longo do dia sem mexer na camada anterior. Para dias sem make, reaplique com a pele limpa ou após remover o excesso com um lenço.