Saber como preparar a pele seca e sensível antes da maquiagem é fundamental para garantir não só um acabamento bonito, mas também conforto e saúde para a pele. Quem tem esse tipo de pele costuma enfrentar desafios como descamação, repuxamento, vermelhidão e sensibilidade ao toque e se a maquiagem não for bem preparada, tudo isso pode se intensificar.
Felizmente, com alguns cuidados simples e a escolha dos produtos certos, é possível deixar a pele pronta para receber a maquiagem sem comprometer a saúde da barreira cutânea. A seguir, veja um passo a passo prático e eficaz para preparar a pele seca e sensível antes de maquiar.
1. Faça uma limpeza suave e sem espuma
O primeiro passo é sempre a limpeza, mas quando se trata de peles secas e sensíveis, ela precisa ser muito delicada. Evite sabonetes com detergência alta ou produtos que fazem muita espuma, pois eles costumam ressecar ainda mais.
Prefira:
- Leites de limpeza
- Géis suaves sem sulfato
- Águas micelares hidratantes
Limpe o rosto com movimentos leves, sem esfregar, e seque com uma toalha macia, apenas pressionando sobre a pele.
- A Água Micelar Antioleosidade com Vitamina C de Garnier é uma loção de limpeza que combina a tecnologia micelar com a vitamina C antioxidante, proporcionando uma limpeza profunda e uniformização da pele.
2. Use uma bruma ou tônico calmante
Após a limpeza, aplique uma bruma facial ou tônico calmante para restaurar o pH da pele e ajudar na retenção de hidratação. Produtos com água termal, extrato de camomila ou pantenol são ótimos para peles sensibilizadas.
Esse passo também ajuda a acalmar possíveis vermelhidões e prepara a pele para absorver melhor os produtos seguintes.
- Niina Secrets é a linha de maquiagem e skincare de Eudora feita em parceria com a influencer e empresária Niina Secrets.
3. Invista em uma hidratação potente
A hidratação é o passo mais importante na preparação da pele seca e sensível antes da maquiagem. Ela precisa ser feita com um produto que combine nutrição, reparação da barreira cutânea e proteção contra agentes externos.
Prefira hidratantes com:
- Ácido hialurônico
- Ceramidas
- Niacinamida (em baixa concentração)
- Manteiga de karité ou esqualano
Aplique uma camada generosa e espere o produto ser completamente absorvido antes de continuar com a maquiagem. Esse tempo de pausa é essencial para evitar que a base ou o corretivo esfarelem ou craquelem depois.
- Hidratante Facial que ajuda a restaurar a barreira protetora da pele do rosto;
4. Não abra mão de um primer hidratante
O primer ajuda a suavizar a textura da pele e cria uma película protetora entre o rosto e a maquiagem. Para esse tipo de pele, use um primer com efeito hidratante ou glow, que ajuda a manter a luminosidade e o conforto da pele durante o dia.
Evite primers matificantes ou com muito silicone, pois eles podem deixar a pele ainda mais seca ou evidenciar áreas descamadas.
- Textura de gel sem óleo e silicone funciona em todos os tipos de pele e todos nós precisamos de hidratação na maquiagem.
5. Escolha bases e corretivos com acabamento hidratante
A escolha da base e do corretivo também impacta diretamente no visual final. Prefira fórmulas líquidas com ativos hidratantes, acabamento luminoso ou natural. Evite produtos matte, de alta cobertura e com secagem rápida, pois eles tendem a grudar em áreas ressecadas e piorar a aparência da pele.
Se quiser mais cobertura, opte por camadas finas e vá construindo aos poucos, sempre com uma esponja úmida ou pincel de cerdas macias.
6. Finalize com um spray fixador hidratante
Em vez de selar a maquiagem com pó (que pode ressecar ainda mais a pele), aposte em sprays fixadores com ação hidratante. Eles mantêm o viço, prolongam a durabilidade e evitam aquele aspecto craquelado ao longo do dia.
Se precisar usar pó, prefira uma camada leve de pó translúcido apenas na zona T e aplique com pincel bem fofo.
- Fixação de longa duração, ajuda a manter a maquiagem no lugar por horas, evitando que borre ou desbote rapidamente.
Dicas extras
- Evite água muito quente no rosto, pois ela remove a proteção natural da pele
- Prefira maquiagem hipoalergênica e sem fragrância, especialmente para peles reativas
- Faça esfoliação suave 1 vez por semana, com produtos enzimáticos ou esfoliantes físicos bem delicados
- Nunca aplique maquiagem sobre a pele sensibilizada ou lesionada, dê preferência a uma rotina só de skincare nesses dias